Todas as imagens (com excessao do post "Piadas que soh os gatos alcancam") e palavras deste blog foram desenhadas e escritas por As. Obs.: As tem o habito de "naum" acentuar e adaptar algumas palavras, "naum" para assasinar o portugues, mas sim para evitar erros de linguagem entre computadores (Mac/PC/Linux...)
All images (except the post "Jokes only cats reach") and words of this blog are drawn, written and translated by Ace. Please note: English is not Ace's mother language, so forgive him for any grammatical mistake.

Entre seu e-mail aqui para ser notificado sempre que este blog for atualizado:

Entregue por FeedBurner

Enter your e-mail address here to be notified everytime this blog will be updated:

Delivered by FeedBurner



Tuesday, June 19, 2007

♠ - Tecnica de ilustracao / Illustration technique








eu decidi fazer esse post, pois tinha gente achando que minha ultima ilustracao, foi feita em programa de modelagem 3D.

na verdade foi feito num programa editor de bitmap, onde voce trabalha desenhando como se usasse papel e lapis/caneta/pincel...

eh uma tecnica nova que eu desenvolvi esse mes, que trabalha-se com diferentes layes, e combina-os de uma maneira especial (a qual eu naum revelo).




I decided to create this post, cause there were some people guessing that my last illustration, was made in a 3D modelling software.

in fact it was made in a bitmap editor software, where you work drawing as you were using paper and pencil/pen/brush...

this is a technique I created this month, which you work on layers and combine them in a special way (the one I won't reveal).

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




primeiro se esboca a cena, refina-se o traco, pinta-se.
(a quarta cena acima mostra a cena pronta, mas com a camada das cores escondida, dando a impressao de ser uma cena esculpida em gesso)

first you draft the scene, refine the traces, paint it.
(the forth scene above shows the ready scene with the color layer hidden causing the impression it is a scene sculpted in plaster)

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




em seguida, para uma melhor concentracao, esconde-se a camada das cores, cria-se uma camada e sombrea-se toda a cena considerando um unico ponto de luz. depois esconde-se essa camada, cria-se outra, e sombrea-se considerando outro ponto de luz. novamente esconde-se essa camada, cria-se outra, e sombrea-se considerando um terceiro ponto de luz.
(a quarta cena acima mostra as tres camadas interagindo, dando o efeito dos 3 pontos de luz com a mesma intensidade e cor.)

next, for a better concentration, hide the color layers, create a new layer and shade all the scene considering an sourcepoint of light. hide this layer and create another one, and shade the scene considering another sourcepoint of light. one more time, hide this layer and create another one, and shade the scene considering a third sourcepoint of light.
(the forth scene above shows the 3 layers interacting, causing the effect of the 3 points of light with the same intensity and color.)

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




a ilustracao acima mostra a mesma combinacao da ilustracao anterior, mas com a camada das cores des-escondida.
the illustration above shows the same combination of the previous illustration, but with the color layer unhidden.

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




depois de prontas, voce pode calibrar a intensidade e cor da cada uma das luzes conforme seu gosto.
after the layers are done, you can callibrate the intensity and color of each light as you wish.

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




como as cores ficam em camadas diferentes das sombras, brilhos, luzes... voce pode tambem mudar as cores dos materiais em cena... (pele, roupas, cabelos...)
as the colors are on a different layer of the shades, shines, lights... you can also change the color of the scene's materials... (skin, clothes, hair...)

(clique na imagem para amplia-la / click on image to enlarge it)




decidida a cena final, basta exportar como imagem de bitmap comum. (que ignora a informacao de camadas)

eh isso... espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre meu trabalho.


abracos


As

after the final scene is decided, just export it as a normal bitmap image.(which ignores the layers information)

that's it... I hope you've enjoyed to know a little more about my job.


hugs


Ace

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu não lembro se cheguei a perguntar, mas fui uma das que pensei que era 3D! ADOREI isso que vc fez, mostrar as etapas do trabalho! ( lindo por sinal ) e nada mais justo que vc guardar o 'segredinho' so pra si, oras!!!
competencia é assim, faz e mostra!!! por essas e outras desse tipo é que tem minha atenção e respeito Ace!
ô criatura prendada esse garoto!!!
^^ Artista mesmo! de mão cheia! sempre em busca da perfeição e sempre conseguindo resultados incrivéis que nem esse trabalho!
bj Ace

4:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

voce usa o rendera?? :O

12:51 PM  
Blogger Ace said...

caro anonimo (pra variar) O QUE EH o rendera?

1:02 PM  

Post a Comment

<< Home