♠ - Tecnica de ilustracao / Illustration technique
eu decidi fazer esse post, pois tinha gente achando que minha ultima ilustracao, foi feita em programa de modelagem 3D. na verdade foi feito num programa editor de bitmap, onde voce trabalha desenhando como se usasse papel e lapis/caneta/pincel... eh uma tecnica nova que eu desenvolvi esse mes, que trabalha-se com diferentes layes, e combina-os de uma maneira especial (a qual eu naum revelo). | I decided to create this post, cause there were some people guessing that my last illustration, was made in a 3D modelling software. in fact it was made in a bitmap editor software, where you work drawing as you were using paper and pencil/pen/brush... this is a technique I created this month, which you work on layers and combine them in a special way (the one I won't reveal). |
primeiro se esboca a cena, refina-se o traco, pinta-se. (a quarta cena acima mostra a cena pronta, mas com a camada das cores escondida, dando a impressao de ser uma cena esculpida em gesso) | first you draft the scene, refine the traces, paint it. (the forth scene above shows the ready scene with the color layer hidden causing the impression it is a scene sculpted in plaster) |
em seguida, para uma melhor concentracao, esconde-se a camada das cores, cria-se uma camada e sombrea-se toda a cena considerando um unico ponto de luz. depois esconde-se essa camada, cria-se outra, e sombrea-se considerando outro ponto de luz. novamente esconde-se essa camada, cria-se outra, e sombrea-se considerando um terceiro ponto de luz. (a quarta cena acima mostra as tres camadas interagindo, dando o efeito dos 3 pontos de luz com a mesma intensidade e cor.) | next, for a better concentration, hide the color layers, create a new layer and shade all the scene considering an sourcepoint of light. hide this layer and create another one, and shade the scene considering another sourcepoint of light. one more time, hide this layer and create another one, and shade the scene considering a third sourcepoint of light. (the forth scene above shows the 3 layers interacting, causing the effect of the 3 points of light with the same intensity and color.) |
a ilustracao acima mostra a mesma combinacao da ilustracao anterior, mas com a camada das cores des-escondida. | the illustration above shows the same combination of the previous illustration, but with the color layer unhidden. |
depois de prontas, voce pode calibrar a intensidade e cor da cada uma das luzes conforme seu gosto. | after the layers are done, you can callibrate the intensity and color of each light as you wish. |
como as cores ficam em camadas diferentes das sombras, brilhos, luzes... voce pode tambem mudar as cores dos materiais em cena... (pele, roupas, cabelos...) | as the colors are on a different layer of the shades, shines, lights... you can also change the color of the scene's materials... (skin, clothes, hair...) |
decidida a cena final, basta exportar como imagem de bitmap comum. (que ignora a informacao de camadas) eh isso... espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre meu trabalho. abracos As | after the final scene is decided, just export it as a normal bitmap image.(which ignores the layers information) that's it... I hope you've enjoyed to know a little more about my job. hugs Ace |
3 Comments:
Eu não lembro se cheguei a perguntar, mas fui uma das que pensei que era 3D! ADOREI isso que vc fez, mostrar as etapas do trabalho! ( lindo por sinal ) e nada mais justo que vc guardar o 'segredinho' so pra si, oras!!!
competencia é assim, faz e mostra!!! por essas e outras desse tipo é que tem minha atenção e respeito Ace!
ô criatura prendada esse garoto!!!
^^ Artista mesmo! de mão cheia! sempre em busca da perfeição e sempre conseguindo resultados incrivéis que nem esse trabalho!
bj Ace
voce usa o rendera?? :O
caro anonimo (pra variar) O QUE EH o rendera?
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